Capa » CIDADES » ACRE » Terapia Digital, o tratamento revolucionário para TDAH

Terapia Digital, o tratamento revolucionário para TDAH

Compartilhe:

Quando falamos em remédio, logo nos vem a mente um comprimido, um xarope de gosto ruim ou até uma injeção dolorida. Porém, um tratamento que já foi aprovado pela Food and Drug Administration (órgão de controle dos EUA semelhante à Anvisa) está revolucionando a forma de lidar com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

 

O novo tratamento chama-se Terapia Digital, e é administrado através de um jogo: o EndeavorRX. O Aplicativo foi testado por mais de sete anos e finalmente vai chegar ao mercado como um complemento ao tratamento convencional ao TDAH. É um avanço incrível tanto para a medicina quanto para a indústria de jogos digitais.

 

A plataforma digital

 

O jogo trata-se de um endless runner, estilo de jogo onde o personagem desvia de obstáculos e coleta itens a medida que avança no cenário e será receitado para crianças de oito a doze anos de idade. Segundo uma pesquisa feita em 850 crianças, um terço dos pacientes com TDAH que jogaram o game por 25 minutos por dia, cinco vezes na semana, por quatro semanas não tiveram mais déficit de atenção mensurável em pelo menos um dos testes de atenção objetiva. E esse avanço se manteve por pelo menos um mês.

 

EndeavorRX será usado como um tratamento complementar aos convencionais. No app ainda não disponível no mercado, os jogadores dirigem uma nave voadora por diferentes cenários como espaços glaciais, o fundo do mar e até por dentro de vulcões. Para completar os desafios e avançar, o usuário pode mover seu personagem para a esquerda ou para a direita, acertando alvos, coletando itens e evitando obstáculos.

 

O futuro

 

É muito bom ver resultados positivos sobre os efeitos de jogos digitais na saúde e no corpo humano, pois até agora eram conhecidos muitos malefícios causados pelos games, tendo como único benefício o entretenimento. Para a empresa, o próximo passo é o lançamento do jogo no mercado, afirmou um representante da Akili para o site The Verge. Nessa etapa, a empresa já possui uma grande lista de espera de famílias que desejam participar do projeto com seus filhos.

 

Por Ciro Netto

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre Redação Diário Fronteira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*